Digite a pesquisa...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Resumo


Demônio: A Queda foi o último livro básico a ser lançado para o cenário Mundo das Trevas da editora White Wolf, criado por Andrew Batese Willian Brinkman. Traduzido pela Devir em 2007.
Com um título pra lá de delicado, que faria qualquer cristão ter medo até de olhar a capa por muito tempo, Demônio: A Queda traz a estória e origem dos demônios assim como as regras para usar como personagem esses seres que a tanto tempo habitam o imaginário humano dando origem a tantas lendas e mitos.
Jogar com um personagem demoníaco pode parecer assustador (ou tentador) a princípio, porém para a provável surpresa da maioria, os demônios desse cenário são na verdade anjos! Sim anjos mesmo, condenados por um antigo pecado e consumidos pela ira ou pela loucura, mas ainda atidos ao seu objetivo primordial de guiar a humanidade e manter o mundo a salvo... Ou pelo menos alguns...

O Inicio!

“E Deus todo poderoso criou o céu e a terra!”. Nada nisso, esqueça o que você ouviu ou leu sobre a origem do mundo em textos religiosos. O livro Demônio: A Queda contém uma versão FICTÍCIA dos fatos e por tanto não visa ofender ou discordar dos textos religiosos, porém diferindo deles em vários momentos! Lembre-se ISSO É UM JOGO!
No começo não havia nada no mundo, Deus desejava criar o mundo porém ele era demasiado perfeito e poderoso para dar origem a criação sozinho sem que a imperfeição o contaminasse, por isso ele criou os anjos, artífices celestes cujo a função era construir o mundo segundo os desígnios e a vontade de Deus.
Assim foi feito, os anjos foram um a um criados, cada um ciente de sua função e seu lugar no mundo. Eles eram divididos em 7 casas na qualanjos com a mesma função se encontravam divididos por uma hierarquia rígida e imutável.
1° Casa da Aurora:
Composta pelos Elohins ( anjos ) responsáveis por passar as ordens de Deus aos demais. Eram os lideres, os mais puros dentre os anjos.
* Daria origem aos demônios intitulados “Diabos”
2° Casa do Firmamento:
Composta pelos anjos do vento, responsáveis por dar o sopro da vida a tudo que era criado e por proteger e zelar por esses seres.
*Daria origem aos demônios intitulados “Flagelos”
3° Casa do Fundamento:
Os anjos da terra eram os responsáveis por modelar o relevo da terra, das montanhas às planícies.
*Daria origem aos demônios intitulados “Malfeitores”
4° Casa das Esferas:
Os Elohim que compunham essa casa eram os criadores do céu, modelavam as estrelas e as engrenagens que moviam os planetas e determinavam a passagem do tempo.
*Daria origem aos demônios intitulados “Infestos”
5° Casa da Imensidão:
Os anjos da beleza e do mistério habitavam as profundezas do oceano e o enchiam de beleza e mistério para cativar e fascinar os seres humanos que ainda estavam por vir.
*Daria origem aos demônios intitulados ”Profanadores”
6° Casa da Natureza:
Os anjos na natureza eram responsáveis por criar o mecanismo da vida, determinar a ordem natural das coisas. Quem era caça e quem era caçado... apenas uma espécie estava acima das leis deles, os humanos.
*Daria origem aos demônios intitulados “Devoradores”
7° Casa do Segundo Mundo:
Composta pelos anjos da morte, os ceifeiros. Responsáveis por dar fim a tudo o que já tinha desempenhado seu papel; para que a criação jamais se tornasse estática ela sempre deveria ser renovada.
*Daria origem aos demônios intitulados “Algozes”

A Queda

Os humanos surgiram e junto com eles surgiram novas ordens para os Elohins. Eles deveriam zelar pelos humanos e amá-los tanto quanto amavam ao próprio Pai, porém jamais deveriam se mostrar para eles. A humanidade deveria descobrir seu potencial sozinha, o que para osanjos era algo simples de fazer ao início, em pouco tempo tornou-se um tormento, pois a humanidade não abria os olhos para o mundo ao seu redor. Tudo que existia servia apenas a eles, mas eles sequer se davam conta da grandiosidade do que os cercava.
O passo final que levou à definitiva derrocada dos anjos foi uma previsão feita por um anjo da 4° casa, que mostrava um grande mau que estava por vir... A origem desse mal seria a própria humanidade e os anjos se reuniram em um debate sobre o que deveria ser feito. Para alguns, eles deveriam interferir e ir contra a vontade de Deus para salvar a humanidade de si mesma; para outros eles deveriam ser fieis as ordens do Pai.
O impasse só chegou ao fim quando o maior dos anjos tomou um dos lados como partido. Lúcifer, a estrela da manhã, optou por interferir, e com ele um terço dos anjos existentes desceram à Terra para abrir os olhos da humanidade e guiá-la mesmo desobedecendo a Deus. Eles intentavam salvar a humanidade e tudo dava a crer que eles conseguiriam... Ou não...

A Guerra

Os humanos aceitaram o fruto proibído que Lúcifer lhes ofertara, o CONHECIMENTO, e com ele fizeram maravilhas, criaram cidades e foram felizes e inventivos. Mas Deus não deixaria que os anjos rebeldes se saíssem bem disso, Miguel desceu à Terra para ordenar que os rebeldes retornassem ao Éden para serem punidos com a destruição, porém Lúcifer se recusou assim como a maioria dos humanos que também não queria voltar a ser como eram antes dos anjos aparecerem para eles. Isso foi o começo da guerra. Guerra que durou anos, mas nenhuma vida fora tirada, pois não era da natureza dos anjos destruir nada.
Os anjos caídos se dividiram em Legiões, cada uma com seus objetivos e idéias a serem alcançados durante a guerra. Cada uma tinha suas magoas para com Deus e queria saná-las a sua própria maneira. As legiões eram: a legião Carmesim, a legião de Ferro, a legião de Prata, a legião de Ébano e a legião de Alabastro.
Mas essa guerra fria e dialogada deixaria de existir com um evento que talvez tenha sido a origem de todos os males que recaem no mundo até hoje...

A Morte de Abel e o tempo das atrocidades

Adão e Eva, os primeiros humanos, optaram por não seguir os anjos caídos ou morar em suas cidadelas, ao invés disso resolveram seguir a vida sozinhos, eles tiveram dois filhos, Caim e AbelCaim o filho mais velho, viria a se tornar o primeiro assassino do mundo e por seu crime, ele sofreria uma terrível maldição, porém essa maldição não se compararia à que recairia sobre os anjos. Enquanto criaturas puras, os anjosrefletiam tudo aquilo que existia na criação. Eles eram obviamente bons, já que não existia nada que fosse realmente MAL no mundo... Isso mudou com o assassinato de AbelCaim além de matar seu irmão, havia inserido algo novo no mundo, o PecadoInvejacrueldade,ganância, seja lá qual for o nome que se dê ao pecado, todos começaram naquele dia, e os anjos passaram a refletir essa nova face da criação... Não demorou nada para que a guerra fria passasse a ser uma guerra sangrenta como o mundo jamais veria, os anjos caídosdizimaram os servos de Deus sem piedade, munidos agora da arma que Caim lhe dera. Os anjos a serviço de Deus sofreram tantas baixas que foi necessário criar um novo tipo de anjo para combater os caídos, estes foram chamados de Malhirins.
Essa guerra seguiu por muito tempo e incontáveis tesouros criados por Deus foram destruídos e aparentemente perdidos para sempre.
Lúcifer então planejou o movimento mais arriscado de todos nessa guerra, um movimento que se fosse bem sucedido traria a vitória porém se fracassado, traia a derrota inevitável. O plano era simples; os caídos deixariam de guiar a humanidade como líderes e passariam a ser servos, os humanos deveriam ter fé em si mesmos e não em Deus ou nos caídos, caso isso ocorresse o poder dos anjos desapareceria e os caídosseriam vitoriosos! O primeiro dos caídos deu a ordem e 10 de seus servos saíram pelo mundo dando aos humanos o conhecimento necessário para modelar a realidade, o plano estava dando certo e a vitória era garantida... Se não fosse a traição.
Lúcifer fora traído e seus 10 enviados foram mortos; em seu lugar foram postos Neflins (Nephalins)abominações fruto do cruzamento de umhumano e um anjo. Lúcifer percebeu a traição, mas não a tempo de evitar a derrota, os humanos tocados pelo mal dos nefilins perderam sua pureza e se tornaram irremediavelmente maculados. O plano havia falhado e a guerra estava perdida.
Os caídos foram condenados ao pior dos castigos. Arremessados para o mais profundo abismo de onde jamais sairiam, todos menos o líder, a quem Deus provavelmente providenciou o castigo a altura. E assim o tempo passou. As eras se seguiram, o mundo mudou, a humanidade cresceu e se fortaleceu, explorou o mundo de tal forma que o levou a beira da destruição. O mundo dos espíritos fora profanado de várias formas pelos humanos até o ponto de começar a colapsar na forma de uma tempestade fantasmagórica chamada Maelstrom ou simplesmente turbilhão. O poder do turbilhão cresceu alimentado pelos erros da humanidade até ser suficientemente grande para... Rachar as paredes do inferno!

Um mundo sem Deus

O castigo chegara ao fim, os demônios saiam de sua prisão milenar graças ao turbilhão, mas não ilesos. O mundo havia mudado tanto e eles estavam tão fracos que não tinham poder para existir por conta própria, precisariam de um invólucro mortal para que suas almas não fossem tragadas de volta para o abismo. Eles encontraram a solução pra esse dilema por meio da possessão de mortais. Espíritos destruídos pelo ódio ou pela tristeza, corpos recém cadavéricos, Loucos. Todo tipo de gente cuja alma e o corpo já não estavam tão ligados e em sintonia serviam de alvo para os demônios. Eles assim voltaram a caminhar pela terra, mas algo estava errado, algo além das mudanças no mundo, da destruição provocada pela humanidade ou na descrença e ceticismo generalizado... Era a ausência de Deus.
Deus não mais olhava para os homens, os anjos celestes já não sobrevoavam as cidades, NADA; os humanos estavam por conta própria e o mundo jazia sem um dono, sem um líder, Deus não estava mais presente ou não se importava mais. Não podia ser melhor!

As Facções

Em um mundo sem Deus, entregue ao caos e a destruição, os demônios agora livres podiam fazer aquilo que desejassem sem temer por qualquer retaliação, assim surgiram as facções. Esses grupos de demônios com um objetivo comum tinham uma organização semelhante à que milênios atrás havia gerado as Legiões.
Os Faustianos:
Esses demônios vêem nesse novo mundo caótico e abandonado um verdadeiro trampolim para o poder absoluto. O objetivo deles é reacender a fé da humanidade, mas agora não em Deus e sim neles próprios. Eles querem liderar a humanidade de volta para a glória e paz que tiveram no passado. Não desejam impor sofrimento ou desolação, desde que possam estar no poder.
Os Ocultos:
Esses demônios desejam desesperadamente saber como o mundo chegou ao ponto em que está para quem sabe, reverter a situação. Querem saber os mistérios por trás do desaparecimento de Lúcifer e Deus além do aparecimento de tantos seres poderosos que tentam governar o mundo, como magosgarousvampiros.
Os Rapinantes:
O ódio pela humanidade por ter se esquecido de sua existência e por ter feito do mundo o caos que ele é agora é o combustível que inflama a alma de um Rapinante para a vingança. Os humanos desperdiçaram os presentes dados, agora é hora da punição...
Os Luciferanos:
O mistério por trás do desaparecimento de Lúcifer não abalou a fé que esses demônios tinham nele. Eles continuam sua cruzada, reacendendo a fé da humanidade em si própria e não em demônios ou Deus. Acreditam que a guerra não chegou ao fim, está quando muito em um “intervalo”. Lúcifer voltará para guiá-los quando for a hora, acreditam eles.
Os Reconciliadores:
Arrependidos do que fizeram, observam o mundo devastado com tristeza e pesar. As escolhas feitas por eles levaram a humanidade a esse ponto e sua ausência durante a punição abissal só piorou as coisas. Agora é hora de reparar os erros do passado e buscar o perdão de Deus. Quem sabe se a humanidade restaurar sua fé e melhorar seus atos e os demônios se regenerarem, Deus possa perdoar a eles por seus erros e volta a abraçar o mundo mais uma vez?

Os Poderes

Os poderes sobrenaturais de um demônio são chamados de doutrinas. São 23 doutrinas ao total, representando todos os aspectos da criação e o acesso a elas é determinado pela casa do demônio ou seja sua função, as doutrinas de um profanador não são as mesmas de um algoz por exemplo. 
Carne: O caminho da cura e da pragaTempestades: Domínio sobre o clima
Chamas: Domínio do fogoDesejos: Manipular os desejos dos mortais
Fera: O poder de controlar as bestasDespertar: Dar vida ao que é inanimado
Forja: Moldar matéria ao seu bel prazerEspíritos: Controlar e invocar espíritos
Humanidade: Manipular os mortaisEsplendor: Fascinar / inspirar os mortais
Luz: Ilusões terríveis e enganadoras
Firmamento: Ver o passado e presente
Morte: Prever e antecipar o fim da vida
Caminhos: Encontra atalhos místicos
Natureza: Alterar as plantasFundamento: Controle sobre a energia
Terra: Controlar as forças da terraCelestiais: Influenciar outros anjos
Transfiguração: Mudar de aparência
Padrões: Previsão do futuro
Reinos: Mistérios das outras dimensõesPortais: Domino sobre as distâncias
Ventos: Controle do ar
 
Essas doutrinas são alimentadas pela energia da . Para que um demônio possa usar seus poderes ele deve angariar a fé de mortais. Essa  pode ser angariada por meio de uma Seita ou por Pactos realizados com pessoas em troca de desejos; alguns demônios são capazes até de sugar  à força em determinados casos.
Além desses poderes, demônios podem usar a fé dos mortais para se fortalecer e curar suas feridas e caso o corpo que estão possuindo venha a morrer, eles podem simplesmente “invadir” outro corpo sendo assim virtualmente impossível matá-los sem conhecer métodos adequados.

A forma da Besta

Os demônios têm aparência humana quando encarnados, porém os séculos de sofrimento e as marcas profundas em suas almas podem vir a tona caso o demônio deseje sob a forma de uma fúria devastadora. Quando um demônio sai do abismo ele é puro ódio, mas ao entrar no corpo de um mortal e assumir suas lembranças, sentimentos e ideais essa fúria é muitas vezes aplacada ou adormecida; o demônio se torna praticamente humano. Contudo basta que o demônio se concentre um pouco e se lembre daquilo que ele sofreu para que a chama do ódio queime em seu peito e molde sua carne fazendo  com que o semblante de sua alma torturada assuma forma física. Essa forma monstruosa (na maioria das vezes mas nem sempre) é chamada forma apocalíptica e concede inigualáveis poderes ao demônio, ao custo de sua total exposição e denunciando sua real natureza a todos que o vejam, o que pode ser terrivelmente perigoso, obviamente. Cada vez que o demônio assume sua forma apocalíptica ele perde um pouco da sanidade temporária que a forma humana lhe concede, assim a cada liberação ele se aproxima mais da loucura e da fúria insana que o privarão para sempre da possibilidade de redenção.
Os anjos, que outrora cuidaram da humanidade, caíram em pecado e foram condenados a passar a eternidade no fundo do abismo. A humanidade cresceu desavisada do mal que jazia oculto e que agora foi finalmente liberado colocando o mundo um passo mais próximo do fim.
Você se sente capaz de resistir à fúria e se manter atido ao seu verdadeiro papel de anjo protetor? Ou abraçará de uma vez por todas seu lado negro e trará tormento e desespero para toda a humanidade corrupta?
A resposta é o que menos importa, pois aqui a escolha é SUA, viva sua liberdade arque com as conseqüências no cenário de:
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário