De acordo com as Lendas Cainitas, Caim perambulou sozinho e amaldiçoado depoís de seu banimento para Nod até que encontrou Lilith. A Primeira esposa de Adão, expulsa do Eden por sua vaidade, ela era uma bruxa poderosa. Lilith mostrou a Caim alguns dos segredos do seu Sangue amaldiçoado. Através dela, Ele aprendeu a tornar-se mais rápido e mais forte do que antes, a olhar para o interior de outros mundos, a chamar diante de si trevas e luz. Estes dons eram cada um aplicações da vontade de Caim em cima da enfurecedora fome do seu interior, e por causa deste aspecto dominante, Eles virão a ser conhecidos como Disciplinas. Nestas Noites, existe mais do que uma Dúzia de semelhantes Disciplinas, algumas compartilhadas por muitos Vampiros, outras invejosamente guardadas por certos Clãs e Linhagens. Isso é dito que nas noites vindouras, cada Vampiro teve acesso a um amplo espectro de poderes oriundos do tempo do seu Abraço. Com a chegada da terceira geração e deles clãs de progênitos, os dons tornaram-se mais limitados. Com o tempo, de qualquer forrma, Anciões e Matusaléns aprenderam uma estupefante exibição de poderes do sangue.
SEGREDOS DE CLÃ
Disciplinas são potentes manifestações do poder do Sangue, e vampiros não tem a tendência de reparti-las. Várias das mais esotéricas Disciplinas estão intimamente associadas a um número reduzido de linhagens, e Anciões desses clãs freqüentemente tomam medidas para assegurar que estes segredos não sejam divididos com outros. O sistema de pontos de experiências tornam a aquisição de Disciplinas de “fora do clã” mais caras, mas visando manter o segredo de varias disciplinas verdadeiramente ocultos de membros de clãs que não tem essas habilidades como Disciplinas de clãs talvez faremos o uso da seguinte regra.
Sujeito a essa regra, um Cainita pode livremente aprimorar somente as três disciplina físicas (Potência, Rapidez e Fortitude) e suas Disciplinas de Clã. Para aprender uma nova Disciplinas, o personagem deve partilhar do sangue de um Cainita para quem está habilidade é uma Disciplina de Clã e receber instruções a partir dele. Esta regra força Vampiros que desejam aprender os segredos de, digamos, Tenebrosidade, tenham que entrar em um relacionamento com um Lasombra. Contanto que o personagem receba sangue e instrução, o jogador pode adquirir seu primeiro dote nesta nova disciplina pelo custo padrão ( 10 pontos de experiência). Ela pode aprimorar a Disciplina até o nível 5 pelo custo padrão de fora-do-Clã (nível corrente X 7) sem mais avançadas instruções especiais ou sangue. Somente um gole é necessário, mas isto faz o estudante dar um passo em direção ao voto de sangue com o seu professor.
É também possível de aprender o primeiro nível apenas com sangue de um clã apropriado ( de uma vítima empalada, por exemplo) e sem mais instruções, mas a experiência custará o Dobro, ou seja, 20 pontos. Contanto que o personagem não receba instrução vinda de uma membro do clã apropriado, o custo para o jogador desenvolver-se nesta Disciplina “roubada” também será o dobro ( [nível corrente x 7] x 2). Igualmente, este gole pode conduzir a um voto de sangue.
Esta regra opcional guarda as Disciplinas de começar a mais que um passo fora de seus clãs nativos, valorizando assim os segredos mais ocultos de cada família.
OBSERVAÇÃO: Em caso de vampiros com uma diferença de geração superior a 2, haverá, no caso da Diablerie o teste resistido de Força de Vontade para avaliar a "influência" da essência do diablerizado no corpo do diabolista. Essa influência pode ir desde apenas uns pesadelos ou falas na mente do diabolista até, em casos extremos, à posse do corpo do diabolista pelo diablerizado.
ATENÇÃO: DIABLERIE CAUSA PERDA DE UM PONTO AUTOMÁTICO DE HUMANIDADE E, SE FOR PREMEDITADA TERÁ DE SER REALIZADO TESTE DE CONSCIÊNCIA PARA QUE A PERDA NÃO AUMENTE PARA DOIS.
APRENDENDO NOVAS DISCIPLINAS / AUMENTANDO O NÍVEL
Para o aprendizado de Novas disciplinas, sem cometer a Diablerie e sem usar o auto-didatismo, eu uso o seguinte critério:
• Disciplinas de Clã: Mero gasto de experiência é o suficiente. Estas Disciplinas vêm naturalmente ao sangue do vampiro em questão, surgindo de forma espontânea. Essas regras valem para o Aumento de disciplinas e linhas que vocês já possuam, adquirir novas disciplinas ou linhas/trilhas mesmo que sendo de sangue devem ser feitas mediante árduo ensinamento orientado por um membro que as tenham.
• Disciplinas Comuns: Existem oito Disciplinas que são compartilhadas por todo clã: Animalismo, Auspícios, Dominação, Fortitude, Metamorfose, Ofuscação, Potência, Presença e Rapidez. Aprender estas Disciplinas, se as mesmas não pertencerem a seu clã, requer um professor que conheça o nível e o dom a ser aprendido, além do gasto de experiência. Tais Disciplinas precisam ser ensinadas nível a nível.
Disciplinas Exclusivas/ Raras: Existem Disciplinas exclusivas de um único clã, normalmente criada por ele e compartilhada somente por seus membros. Para aprender uma destas Disciplinas, sem pertencer ao clã em questão, é preciso não somente gastar experiência e encontrar um professor disposto a ensinar. Além destes dois requisitos, a personagem deve entrar “em sintonia” com a nova Disciplina e, para tanto, deve beber do sangue do clã que a possui. Logo, para alguém aprender Metamorfose, além de encontrar um professor disposto a ensinar tal poder, deve beber do sangue de um Gangrel. Entretanto, é apenas necessário beber do sangue do clã uma única vez. Para evoluir na Disciplina em questão, daí por diante, basta um professor. Como as Disciplinas comuns, as exclusivas precisam ser ensinadas nível a nível. As disciplinas que exigem isso são: Quimerismo, Demência, Melpominee, Necromancia, Obeah, Tenebrosidade, Quietus, Serpentis, Tanatose, Mytherceria, Sanguinus, Valereen, Taumaturgia, Temporis, Vicissitude, Bardo, Daemon, e outras disciplinas raras.
Mas pra algumas disciplinas específicas, existem umas regras especiais:
- Demência (não lembro se tem no Clanbook) dá uma Perturbação pra cada nível aprendido, para os não-Malkavianos;
- Taumaturgia só poderia ser aprendida mediante um Contrato de Sangue com o Regente da Capela em questão, que proibia o aprendiz de utilizar a Taumaturgia em público, de ensinar a outros e de utilizar contra o Clã Tremere.
- A mesma regra de Taumaturgia Tremere vale para as demais Taumaturgias, mas no caso o Contrato de Sangue não é feito, fazendo apenas o Laço de Sangue de três níveis.
- Necromancia geralmente não é ensinada para não-giovannis e, para que isso ocorra será necessário, no mínimo a fixação de um laço de sangue.
Isso ajuda a evitar abusos, porque aquele que deseja aprender essas disciplinas é obrigado a se submeter a um nível de laço de sangue com quem vai ensiná-la.
Lembrando que o custo para comprar disciplinas exclusivas é o dobro do custo para comprar discplinas comuns, aplicando-se nesse caso a mesma regra já explicitada no tópico de Regras quando fala-se sobre a Diablerie.
OBSERVAÇÃO: Cabe ressaltar que regras semelhantes devem ser usadas para qualquer uso da experiência, o narrador deverá estipular um vínculo histórico para o aumento ou aquisição de qualquer habilidade (que vai desde treinamento até longos estudos). Claro que o bom senso deve ser empregado se um jogador quer aumentar sua disciplina em armas brancas e entra em um combate esse combate deverá ser reduzido do tempo de treinamento necessário para o aumento de nível. Toda alteração na ficha deve vir junto com um elemento histórico. Se você quer aumentar ou adquirir um antecedente deverá, além da experiência, buscar construir um meio dentro da narrativa que justifique isto (meio este que, obviamente, deve ser aprovado pelo narrador). Força de Vontade, Trilhas e Virtudes só poderão ser aumentadas mediante uma fiel interpretação do item em questão (Exemplo: você não pode aumentar sua humanidade tendo o hábito de matar friamente suas vítimas).
TEMPO DE APRENDIZADO DE RITUAIS
No que tange aos Rituais Taumatúrgicos, Koldúnicos e Necromânticos eu uso o critério do Blood Mágic que a Graci e a Letícia já expuseram aqui, que em resumo é:
O custo de experiência para aprender um novo ritual e o nível do ritual , por exemplo: Um ritual de nível 3 como Circulo de Proteção Contra Lupinos custa 3 pontos experiência. Vale lembrar que, toda vez que você aumetna seu nível de Taumaturgia na linha básica você ganha um novo ritual de cada nível até o nível da linha primária e, quando aumenta outras linhas você ganha um novo ritual do nivel para o qual aumentou a linha somente.
Não podemos de deixar de levar em conta também o tempo de aprendizado dos rituais, este tempo varia de acordo com o nível do ritual, conforme explicado abaixo:
Ritual de nível 1: Uma semana.
Ritual de nível 2: Um mês.
Ritual de nível 3: Uma estação (3 meses )
Ritual de nível 4: Duas estações (6 meses)
Ritual de nível 5: Um Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário